NOVOS ATAQUES DE DRONES ACIRRAM TENSÕES NA RELAÇÃO PAQUISTÃO – EUA

Publicado: 25/05/2012 em Falsa Política, Geral, Militares
Tags:, ,

Imagen activa

Islamabade, 24 mai (Prensa Latina) Respectivos ataques de drones em dois dias sucessivos, os primeiros após a Cúpula da OTAN em Chicago, acrescentaram entre ontem e hoje vários graus de tensão às relações entre o Paquistão e os Estados Unidos.

Nesta quinta-feira, um avião teleguiada descarregou seus mísseis sobre uma mesquita da aldeia de Mir Ali Hasukhel, na província do Waziristão do Norte, enquanto os fiéis realizavam suas orações matinais.

Os cadáveres de 10 pessoas foram retirados dos escombros, mas um funcionário do serviço de segurança paquistanês disse que o número de vítimas mortais poderia aumentar porque ao menos uma dúzia foi levada a um hospital da zona em situação crítica.

Para maior temor dos vizinhos dessa região tribal próxima à fronteira com Afeganistão, após o bombardeio, outros quatro aviões não tripulados sobrevoaram o território.

Ontem quarta-feira, um avião-robô disparou sobre uma casa da aldeia de Datta Khel, também no Waziristão Norte, e matou quatro pessoas que supôs serem membros dos grupos talibãs e da Al-Qaeda ativos na zona.

Segundo meios de imprensa e analistas internacionais, incidentes semelhantes diminuem a possibilidade da reconciliação na qual o Paquistão e os Estados Unidos estão empenhados, após o ataque de aviões da OTAN no último dia 26 de novembro a pontos de controle na fronteira com o Afeganistão.

A ação causou a morte a 24 soldados paquistanêses e no mesmo dia Islamabade fechou as rotas por onde passam os fornecimentos às tropas ocupantes do vizinho país, amém de exigir dos Estados Unidos que evacue sua base de drones no Waziristão do Norte e encerre seus ataques com esses aparelhos.

A onda de indignação que comoveu o país também levou o Parlamento a exigir de seu controvertido aliado a apresentação de desculpas públicas como condição para restaurar as relações bilaterais.

O governo de Barack Obama tem pressionado constantemente pela reabertura das linhas de abastecimento à OTAN sem oferecer nada em troca, pois mantém os ataques dos drones e continua se negando a pedir desculpas pela morte dos soldados na fronteira.

Fonte: Prensa Latina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s