IRÃ INSTA A ELIMINAR ARMAS NUCLEARES

Publicado: 05/05/2012 em Falsa Política, Geral, Militares
Tags:, ,

Teerã, 3 mai (Prensa Latina) Irã ratificou hoje seu chamado a eliminar todas as armas atômicas no mundo, enquanto intensificou sua ofensiva diplomata no exterior de cara a uma próxima rodada de conversas nucleares com vários países ocidentais.

Voceros governamentais destacaram a posição defendida pelo vice-ministro de Relações Exteriores para Assuntos Legais e Internacionais, Mohammad Mehdi Akhoundzadeh, quem instou a desmantelar os mais de 23 mil arsenais nucleares existentes na órbita.

A República Islâmica defende um mundo livre dessas armas de destruição em massa, sublinhou a chancelaria, que também recordou a adesão de Teerã ao Tratado de Não Proliferación Nuclear (TNP), cuja revisão teve lugar ontem numa conferência na cidade austriaca.

Akhoundzadeh remarcó que Irã é um signatario ativo e comprometido com o TNP, daí seu interesse em incluir o tema do desarmamento nas pláticas previstas para o 23 de maio na capital do Iraque.

O país persa e os do chamado Grupo 5+1 (os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais Alemanha) lembraram retomar as conversas neste mês em Bagdá, depois do sucesso duma primeira rodada sustentada o 14 de abril na cidade turca de Estambul.

Irã é otimista sobre as próximas conversas com o G5+1 sobre o programa de energia nuclear, mas nunca renunciará a seus direitos a usar essa energia com objetivos pacíficos , apontou o vice-chanceler, quem descartou abandonar o enriquecimento de urânio.

Igualmente, o subsecretário do Conselho de Segurança Nacional do Irã, Alí Baqeri-Kiani, entrevistou-se ontem à noite em Moscou com o vice-chanceler russo Sergei Riabkov para detalhar aspectos do diálogo de Bagdá, segundo informou hoje a agência oficial IRNA.

Fonte: Prensa Latina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s