ESTADOS UNIDOS E JAPÃO CONFIRMAM TRANSLADO DE MARINES DE OKINAWA

Publicado: 28/04/2012 em Geral, Militares
Tags:,

Tóquio, 27 abr (Prensa Latina) Japão e Estados Unidos confirmaram hoje que nove mil soldados desse último serão transferidos a Guam, Havaí e Austrália de Okinawa, onde a presença do Pentágono é amplamente recusada.

A decisão faz parte de um acordo sobre a reorganização dos mais de 40 mil soldados estadunidenses neste país.

Uma declaração conjunta divulgada aqui indica que ambas as partes mantêm o compromisso com respeito ao translado da base de Futenma de uma área urbana para uma região costeira, ambas em Okinawa.

Boa parte da população do território, onde se concentra a presença militar estadunidense, se opõe a esse plano e exige a retirada da referida instalação de solo japonês.

Sua posição está associada aos delitos de diversa índole cometidos por infantes de marinha, sobretudo sexuais, e a contaminação ambiental, entre outros fatores.

O projeto, estipulado em um acordo de 2006, estancou-se ante os protestos dos residentes locais, incluídas autoridades, que fazem questão de sua demanda. O tema causou fricções nos vínculos entre Tóquio e Washington.

Com este movimento de forças, o Pentágono incrementará sua presença na Austrália, como parte da estratégia para a região da Ásia-Pacífico, onde busca uma maior influência em frente à China. Guam e Havaí são territórios estadunidenses.

O anúncio deste passo precede a visita que o premiê Yoshihiko Noda realizará ao outro país a partir da próxima segunda-feira. Estima-se que o tema estará em suas conversas com o presidente Barack Obama.

Fonte: Prensa Latina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s