SONDA CASSINI DESCOBRE OBJETOS PERFURANDO UM ANEL DE SATURNO

Publicado: 27/04/2012 em Geral, Mistério, Planeta, UFO
Tags:, , ,

Tradução: Caminho Alternativo

MADRID, 24 Abr. (EUROPA PRESS)

Cientistas que trabalham com imagens da nave espacial Cassini da NASA descobriram estranhos objetos de aproximadamente 800 metros de diâmetro perfurando um dos anéis de Saturno e deixando rastros brilhantes atrás deles. Os resultados serão apresentados na reunião da União Europeia de Geociências em Viena, Áustria.

O fenômeno ocorre no exterior de um dos anéis principais de Saturno, chamado de anél F, que têm uma circunferência de 881.000 quilômetros. Os cientistas estão chamando estes objetos de ‘minijets’ (mini-jatos) e, estudando 20.000 imagens desta zona, encontraram 500 exemplos deste fenômeno ao longo dos 7 anos de permanência da Cassini ao redor de Saturno.

“Além de nos mostrar a estranha beleza do anél F, os estudos da Cassini nos ajudam a compreender a atividade que se produz quando os sistemas solares evoluiram a partir de discos de poeira que são similares, mas, obviamente, muito maiores que o disco que vemos ao redor de Saturno, “disse Linda Spilker, cientista do projeto Cassini no Jet Propulsion Laboratory (JPL) em Pasadena, Califórnia.

Os astrônomos descobriram que estes objetos relativamente grandes podem criar canais, ondas e bolas de material gelado no anél F. Porém, não sabem o que acontece com estas bolas depois de terem sido criadas. Algumas são destruídas pelas colisões e as forças de maré em sua órbita ao redor de Saturno. Agora os cientistas têm provas de que algumas das menores sobreviveram, e suas órbitas diferentes significam que se movem através do anél F por sua própria conta.

“Acredito que o anél F é o mais estranho dos anéis de Saturno, e este último resultado da Cassini mostra como o anél F é ainda mais dinâmico do que pensávamos”, disse Carl Murray, membro da equipe de imagens da Cassini com sede na Universidade Queen Mary de Londres, Reino Unido. “Estes resultados nos mostram que a região do anél F é como um zoológico animado de objetos que oscilam de um tamanho de 0,8 quilômetros a luas como Prometeu, de 160 quilômetros”.

Estes pequenos objetos parecem se chocar con o anél F a velocidades de ao redor de 2 metros por segundo. As colisões arrastam partículas de gelo brilhantes para fora do anél F, deixando um rastro de 40 a 180 quilômetros de comprimento.

Em alguns casos, os objetos viajam em pacotes, criando exóticos mini-jatos em forma de “farpas” de um arpão. Outras novas imagens mostram vistas magníficas do anél F completo e os redemoinhos dos diferentes tipos de objetos que se movem através e ao redor do mesmo.

Os anéis de Saturno estão compostos principalmente por gelo de água. Os pedaços de gelo que formam os anéis principais se encontram a 140.000 quilômetros do centro de Saturno. Os cientistas acreditam que a grossura dos anéis, em média, é de aproximadamente 10 metros.

Fonte: EuropaPress

Comentário do blog:

Quem desejar saber mais sobre estes “objetos” em Saturno, assista a palestra de Norman Bergrun num congresso internacional de ufologia. Este é o segundo vídeo de sete.

Como podemos ver, já se sabe que existe atividade anormal em Saturno há décadas e somente agora começam a “vazar” dados das sondas da Nasa para conhecimento público. O senhor no vídeo na época deve ter sido alvo de piadas e deboche quando apresentou o material mostrando naves de tamanhos colossais minerando nos anéis de Saturno, mas como agora são os cientistas do establishment que estão divulgando material, ai o tema deixa de ser piada e passa a ser assunto científico.

Objeto cilíndrico com quilômetros de comprimento flagrado pelo Hubble nos anés de Saturno.

Como se não bastasse estes gigantescos “objetos” nos anéis, os “cientistas” receberam esta imagem bem desconcertante de uma das luas de Saturno em forma de disco. Abaixo a notícia publicada no site ABC dia 24/04/12.

Uma Lua em forma de OVNI.

Imagem: Sonda Cassini. Crédito: ABC

Os astrônomos ficaram petrificados ao ver esta imagem transmitida à Terra pela sonda Cassini desde Saturno. Se trata de Pan, uma das muitas luas que orbitam ao redor deste mundo gigantesco, uma que tinha permanecido até agora oculta dentro de seus anéis e que até a pouco tempo não podia ser fotografada com detalhe, apesar de ter sido descoberta em 1990. Sua forma, que lembra a de um ovni, causou uma grande surpresa entre os investigadores.

Junto con Atlas, outra lua de estranhas formas, se acredita que Pan nasceu da acumulação de grandes quantidades de partículas geladas dos próprios anéis onde se encontra, um extremo que poderia esclarecer sobre como os planetas se formam a partir de um disco de matéria que rodeia as estrelas recém nascidas. Tanto Atlas como Pan, que medem apenas uns 20 km. de pólo a pólo, possui uma estranha protuberância en suas zonas equatoriais, o que lhes confere seu estranho aspecto de prato voador.

Forma estranha

A primeira vista, poderia parecer que sua forma se deve a uma rotação muito rápida, algo parecido ao que acontece a um disco de massa de pizza quando começamos a girá-la. Mas os astrônomos descobriram que cada um destes dois satélites demora cerca de 14 horas para completar uma única rotação, uma velocidade absolutamente insuficiente para explicar uma forma tão estranha.

Carolin Porco, cientista planetária do Instituto de Ciências Espaciais em Boulder, Colorado, suspeita que estas luas tão peculiares poderiam ter se formado do próprio material dos anéis, e não a partir de fragmentos de colisões com as luas maiores do planeta.

Luminosos, porosos e gelados

Após analisar as formas e as densidades das luas a partir de dados obtidos pela Cassini, a equipo que digige Porco descobriu que tanto Atlas como Pan são luminosos, porosos e helados. Ou seja, que possuem exatamente as mesmas características das partículas que formam os anéis.

Fonte: ABC

Matéria vista em PlanetaGea

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s