ALARGAM O USO DO SUPER-COMPUTADOR CHINÊS, TIANHE-1A.

Publicado: 26/04/2012 em Evolução, Geral
Tags:,

Beijing, 23 abr (Prensa Latina) Um novo serviço baseado na chamada computação nas nuvens foi desenvolvido para a super-computadora chinesa Tianhe-1A, o qual alarga seu uso, informou hoje o Centro Nacional de Super-computação(CNC), na setentrional cidade de Tianjin.

Com 2.57 petaflops de rendimento, isto é, 2,570 biliões de operações por segundo, essa equipe classificou em novembro de 2010 como a mais veloz da órbita, ao encabeçar a lista dos 500 sistemas informáticos de maior potência mundial, em sua 36 edição.

O incremento do espetro de utilização da Tianhe-1A indica o alto nível da China nesse campo e sua capacidade para construir super-ordenadores de grande utilidade, disse Liu Guangming, diretor do CNC, de acordo com informações procedentes dessa urbe.

Meng Xiangfei, chefe do departamento de aplicações do CNC, indicou que o novo serviço foi criado para facilitar um maior acesso à máquina.

Tianhe-1A é uma plataforma aberta, resultado dos esforços inovadores da China que gostaríamos de compartilhar com o resto do mundo, agregou.

Denominada Via Látea,a supercomputadora oferece serviços de sub contratação para trabalhos complexos nos campos da topografia mineira, bio-informática, desenho de animação de grande quantidade de dados e investigação de energia de fusão nuclear.

Instalado no referido centro, a equipe ultrapassou os 300 usuários, incluídas empresas dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Suécia, segundo um comunicado emitido pela entidade o passado 20 de março.

A vantagem da computação na nuvem, conceito conhecido também como informática na nuvem, é que permite aumentar o número de serviços baseados na rede.

Isso gera benefícios tanto para os fornecedores, que podem oferecer, de forma mais rápida e eficiente, um maior número de ofertas, como para os usuários que têm a possibilidade de aceder a elas, desfrutando da “transparência” e imediatismo do sistema.

Fonte: Prensa Latina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s