BRASIL INTERESSADO EM PRODUZIR CÉLULAS TRONCO A ESCALA COMERCIAL

Publicado: 22/04/2012 em Evolução, Geral
Tags:,


Imagen de muestraBrasília, 18 abr (Prensa Latina) O Ministério brasileiro da Saúde investirá uma soma milionária na investigação e produção de células tronco a escala comercial com o objetivo de ampliar seu uso terapêutico em pacientes da rede pública.

A decisão, publicada no site da entidade, foi anunciada pelo ministro dessa pasta, Alexandre Padilha, no Encontro com a Comunidade Científica 2012, que se encerra hoje no centro de convenções Brasil 21, nesta capital, após sua inauguração na segunda-feira passada.

Padilha assegurou que “o objetivo é incentivar a independência tecnológica do Brasil e proporcionar autonomia produtiva e know how (saber fazer) em uma das áreas mais inovadoras da saúde”.

Segundo a informação oficial, o Ministério de Saúde destinará para esse fim 15 milhões de reais (cerca de 8,1 milhões dólares), dos quais mais 8 milhões de reais permitirão a conclusão de oito centros nacionais de terapia celular.

Os sete milhões de reais restantes serão destinarão à investigação na área.

“A ideia do governo é ampliar o uso terapêutico das células tronco em pacientes da rede pública de saúde, como em casos de recuperação do coração, movimento das articulações e tratamento da esclerose múltipla”, assinala a informação oficial.

Agrega que outro propósito é dar condições aos centros nacionais de produzir quantidade suficiente de células tronco para abastecer os hospitais públicos e particulares que, na maioria dos casos, dependem hoje de material importado.

No entanto, a terapia celular ainda não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil, que só permite seu uso como investigação clínica, com exceção de células tronco da medula óssea, que têm demonstrado sucesso no tratamento de doenças hematológicas, como leucemias e anemias.

Fonte: Prensa Latina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s