EUA coloca o Vaticano na lista de países que fazem lavagem de dinheiro!

Publicado: 17/04/2012 em Falsa Política, Geral
Tags:,

Tradução: Caminho Alternativo

Vaticano

O Vaticano aparece pela primeira vez na lista do Departamento de Estado dos EUA sobre centros de lavagem de dinheiro. Contudo, a pequena cidade-Estado não foi qualificada como país de alto risco por este delito. A classificação, que inclui a 190 países, está divida em três categorías em função do ‘perigo’: suspeita, preocupação e em vigilância.

O informe International Narcotics Control Strategy(2012) situa o Vaticano na segunda categoria, junto a outros 67 países, entre eles Polônia, Egito, Hungria e Chile.

A cidade-Estado foi acrescentada à lista ao considar-se que é vulnerável à lavagem de dinheiro e que estabeleceu recentemente programas para evitar este delito, apontou um funcionário do Departamento de Estado à agência Reuters.

Os grandes volumes de moeda internacional que passan pela Santa Sede (…) a fazem vulnerável como centro potêncial de lavagem de dinheiro“, assinala Susan Pittman, da Oficina de Assuntos Internacionais de Narcóticos e Aplicação da Lei do Departamento de Estado.

Este departamento define um país em que se pratica uma grande lavagem de dinheiro como “aquele cujas instituições financeiras participam em transações de divisas que envolvem quantidades significativas de lucro do tráfico internacional de drogas“.

A lista dos países com maior lavagem de dinheiro incluem, além dos EUA, a Espanha, Argentina, Curaçao, San Martin, Antigua e Barbados, Bahamas, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Haití, México, Panamá, Paraguay, Uruguay e Venezuela.

A começos deste mês, o Vaticano decretou novas normas em sua luta contra a lavagem de dinheiro. Entre elas fixava que aquele que introduzir uma quantidade superior a 10.000 euros (14.000 dólares) na Santa Sede devia declarar essa quantidade.

A norma foi adotada no mesmo dia que a Santa Sede ampliou e pôs em vigência as normas contra a lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, incluindo a criação de um novo organismo supervisor financeiro encarregado de assegurar a transparência nas finanças do Vaticano.

Fonte: Publico.es – Imagem: Biblioteca Pleyades

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s